Foram 57 km e mais de 5500 calorias, muito “estradão”, algum calor e a altimetria de um passeio domingueiro.

Nas semanas que antecederam a prova, sentiu-se a ansiedade de quem nunca tinha corrido tantos quilómetros (só o Miguel Judas tinha ultrapassado essa distância) e, até por algumas mazelas que, entretanto, foram surgindo, foi colocada a hipótese de optarmos pela prova intermédia.

Mas isto é trail running e não há cá espaço para queixumes, pelo que todos foram mesmo ao trail longo.

No sábado anterior, e como atletas responsáveis que somos, fomos fazer o reconhecimento à parte final da prova ou, melhor dizendo, atravessámos a areia da praia da Ilha do Pessegueiro para dar um mergulho e, nessa altura, foi impossível não pensar que o tempo poderia ser melhor empregue se no dia seguinte ali regressássemos em vez de passarmos várias horas a correr num imenso “mar” cor de tijolo.

Os minutos que antecederam a partida foram aproveitados para conviver com quem já não víamos há uma pandemia, espantando o nervoso miudinho entre recordações e sorrisos.

A estratégia combinada era de que o caçula, a enfrentar a sua terceira prova, não poderia ficar sozinho – até porque só uma vez tinha ultrapassado a distância da meia maratona e num treino junto a casa – e que quem se sentisse bem fosse ao seu ritmo.

Equipa Pro Runners

O Miguel Judas e o Carlos Duarte “dispararam”, o Nino Raleiras aproveitou a boleia de amigos com quem já tinha corrido várias provas e o Gonçalo Santos foi acompanhado pelo João Viegas que levava consigo uma valente gripe, e que resolveu iniciar o desafio de uma forma mais contida.

As duplas desfizeram-se após algum tempo e os quilómetros foram sendo percorridos com a única preocupação de que a falta de treinos, a quebra da rotina de correr pelos trilhos, as cãibras ou o calor, não impedissem o erguer da taça…de cerveja após a meta!

Não tivemos DNF (Did Not Finish), ou seja, todos terminaram mais este desafio rumo ao ALUT 303km. A próxima corrida é já no próximo Domingo,o Trail de Oeiras (uma organização da Ganhar Destak), seguido da Montepio Meia Maratona de Cascais (da HMS) e do Lisboa Green Trail (pela WeRun).

Estejam atentos pois a Equipa PRO RUNNERS Magazine anda por aí. Temos equipa!

 

Equipa PRO RUNNERS Magazine Powered by ADIDAS

Artigo escrito por: João Viegas, Miguel Judas, Nino Raleiras, Carlos Duarte e Gonçalo Santos