No dia 15 de março, a Mata da Machada, no Barreiro, recebeu centenas de atletas que quiseram estar presentes na 1.ª edição desta prova. A Pro Runners lá esteve e conta-lhe tudo agora.
Já me tinha aventurado num trail, ainda que a caminhar, o ano passado, mas o que nunca tinha experimentado era fazer um trail à noite. Ora se eu acho que um trail já por si só é mais complicado que fazer uma corrida de estrada, pois o piso é totalmente diferente e nunca sabemos o que vamos encontrar no percurso, fazê-lo à noite é ainda mais desafiante, mas os desafios fazem-nos mais fortes, certo?
Então lá fui no dia 15 de março, para a primeira edição do Barreiro Machada Trail Noturno, que se realizou na Mata da Machada, no concelho do Barreiro, que por sinal também é o concelho onde resido, por isso foi quase como estar "em casa".
Os atletas tinham à disposição três distâncias: o trail longo (17 km), o trail sprint (12 km) e a caminhada (8 km). E obviamente que eu fui caminhar, porque a probabilidade de cair no meio do mato a correr à noite era grande, por isso ainda não quis arriscar.
![]() |
![]() |
O meu irmão fez-me companhia e, juntos lá fomos nós 9 km fora a descobrir as maravilhas da natureza e a meter a conversa em dia (sim, porque as caminhadas são um dois em um, experimentem!).
Antes da partida recebemos todas as indicações necessárias do speaker: que o percurso estaria sinalizado com pequenos refletores, que teríamos de usar a luz frontal quando escurecesse, que haveria momentos do percurso mais desafiantes e escorregadios, mas que ia ser bastante divertido. E com sorte não apanhariamos chuva, pois uma hora antes choveu "a potes", como se costuma dizer. Mas nada fez temer os cerca de 100 participantes no evento.
Primeiro partiram os do trail sprint, depois os da caminhada e por fim os do trail longo. 3, 2, 1... Lá fomos nós. Gostei bastante do percurso e penso que era bastante acessível a todos. No entanto, apesar de haver várias fitas de sinalização ao longo do caminho, as partes refletoras não eram assim tão visíveis quanto isso e algumas até podiam passar despercebidas. Felizmente acho que ninguém se perdeu e tudo seguiu como planeado.
![]() |
![]() |
Tivemos direito a um pouco de tudo: areia, estrada, subidas, descidas e até um túnel, onde tivemos de nos baixar um pouco para passar, mas tudo se fez sem grandes complicações. Pelo meio, fomos fazendo algumas paragens para contemplar as paisagens e regista-las em fotos (como podem ver acima) e ainda tivemos direito a um ponto de abastecimento, que tinha água (mas só para quem tinha copo, cantil ou garrafa). A ideia é preservar a natureza e evitar que deitem lixo para o chão, o que infelizmente aconteceu na mesma com os papéis das barras de cereais... Infelizmente há sempre uma ou outra pessoa que não respeita as regras, mas isso daria conversa para muitas horas...
Ao fim de 1h23 lá estavamos nós a chegar à meta e ainda nos cruzamos com aqueles que viram a ser os vencedores do triatlo longo: Ângelo Sousa (Chamusca Trail) venceu em 1h22m26s. João Benedito (Casa Benfica do Seixal) ficou em 2.º lugar e Hugo Paulo (NEAT) em terceiro.
Em femininos, Ana Henrique (Indiv.) venceu destacada em 1h59m14s com Patrícia Boto (Indiv.) a já 4m33s e Tânia Almeida (Adventure Runners) a distantes 8m45s.
No trail sprint (12 km) os vencedores foram: Artur Vinhais (Indiv.) em 58m27s e Alexandra Silva (BRR Night Runners) em 1h09m55s.
Para nos receber tínhamos uma medalha, de madeira, mas ainda assim muito gira, e uma tenda com alguma fruta cortada, snacks (já no fim) e água.
A primeira edição do Barreiro Machada Trail Noturno foi um sucesso e já pensamos na próxima... quem sabe para o ano a correr!