Neste Dia Mundial da Água, a PRO RUNNERS deixa o alerta a todos os desportistas para a importância da hidratação durante a prática de exercício físico.
Se é verdade que o que comemos antes e depois de fazer exercício físico é fundamental para garantir um bom desempenho e uma recuperação adequada, é também inegável a importância da hidratação neste processo. Mas apesar de muito se falar sobre a importância de uma boa hidratação do corpo ainda se verifica negligências sobre o assunto e os motivos são vários: falta de informação, não gostar ou falta de hábito de beber água.
"É muito comum, os atletas iniciarem os seus treinos em défice de líquidos. Os potenciais efeitos negativos da hipohidratação durante o exercício estão bem documentados, nomeadamente aumento da tensão cardiovascular, elevação da temperatura corporal e aumento da perceção de esforço. Adicionalmente, o défice de hidratação pode ter implicações na imunidade celular e na imunidade da mucosa salivar. Sendo fundamental, a manutenção de um bom estado de hidratação por parte dos atletas", vincou a nutricionista Susana Francisco, colaboradora da PRO RUNNERS.
A água representa entre metade e dois terços do peso corporal de uma pessoa, variando de acordo com o género e a idade. Por este motivo, a água ingerida deve estar em equilíbrio com a água que o corpo elimina ao longo dia – algo que se torna especialmente importante no caso de um desportista, seja ele amador ou profissional.
A perfomance desportiva está então diretamente ligada ao nível de hidratação do nosso corpo e não importa se treinamos para uma Maratona ou simplesmente nas nossas casas. Uma boa hidratação vai fazer com que atinjamos melhores resultados em qualquer que seja o exercício físico.
A RELAÇÃO ENTRE A ÁGUA E O EXERCÍCIO FÍSICO
Um adulto saudável deve beber cerca de dois litros de água diariamente, de modo a compensar a perda de água natural que ocorre ao longo do dia. Esta perda ocorre essencialmente através da excreção de urina, mas também a transpiração tem um papel preponderante neste processo: o calor e o exercício físico vigoroso resultam na evaporação de uma parte significativa do volume de água corporal.
Por estes motivos, negligenciar o consumo de água durante o treino pode resultar em episódios de desidratação, originar outras complicações de saúde a longo a prazo e, claro, prejudicar os resultados. Um desportista desidratado não fará um bom treino e corre o risco de lidar com problemas como:
- Tonturas
- Dificuldades de concentração
- Espasmos e/ou lesões musculares
- Problemas renais
- Aumento do ritmo cardíaco
Por oposição, um atleta que bebe água durante o treino e que se mantém hidratado, sente-se mais forte e tem mais energia, o que resulta em treinos mais longos e eficazes. A temperatura corporal mantém-se equilibrada, o coração não necessita de se esforçar tanto para bombear o sangue e o oxigénio e os nutrientes são transportados para os músculos com maior facilidade.
COMO SE DEVEM HIDRATAR OS DESPORTISTAS
É recomendado que os atletas ao praticarem desporto bebam água com regularidade e não esperem até terem sede. A hidratação deve ser feita antes da prática de exercício.
- Beber entre 400 a 700 ml de água antes da prática desportiva.
É fundamental que haja intervalos regulares durante a prática:
- Beber a cada 15 minutos, 200 ml de cada vez.
A hidratação no pós treino também é essencial para que haja um bom estado geral de saúde.
3 RAZÕES PARA BEBER ÁGUA COM REGULARIDADE
- Manter uma boa temperatura corporal;
- Regular a pressão arterial;
- Manter uma boa hidratação.