Saiba como enfrentar uma das maiores dificuldades na Corrida...
Nenhum atleta se dá bem a correr com calor excessivo, apenas há uns que o suportam melhor que outros... ou estão mais bem preparados.
As altas temperaturas e os raios solares diretos provocam desidratação e insolação, sendo as principais razões para que haja um aumento excessivo da temperatura muscular, provocando cãibras, enjoos, cansaço extremo e alguma confusão mental. O que fazer?
Se vai participar numa corrida que se realize nestas condições de temperatura, estas 10 dicas vão ajudá-lo:
1- Faça uma adaptação gradual, começando bem abaixo do seu ritmo normal e vá aumentando o seu ritmo gradualmente, de preferência ao longo de algumas semanas.
2 - Tenha consciência que por muito em forma que possa estar, a sua performance nunca será igual a um dia de temperaturas amenas, pelo que defina para a corrida um ritmo inferior e cumpra-o.
3 - Reforce a sua hidratação no dia anterior à corrida e no dia da mesma beba 500ml de bebida isotónica diluída na última hora antes da prova. Durante a prova, a cada 30 minutos, deve consumir géis pois os mesmos têm na sua composição sais minerais. A utilização apenas da água, irá diluir ainda mais a baixa concentração de sais. Beba água de preferência após o gel e utilize-a para despejar pela cabeça e sobre os músculos das pernas para baixar a temperatura corporal.
4 - Escolha roupa clara, leve e sem ser algodão (roupa técnica - blusa, calção e meias), pois irá suar menos e o corpo irá refrescar melhor. Nunca experimente equipamento novo no dia da corrida.
5 - Use sapatilhas bem arejadas, um número acima do habitual (os pés vão inchar com o calor).
6 - Imprescindível é o boné ou viseira ultraleves que tenham fecho em velcro e tecido respirável com proteção UV. E, já agora, uma pala virada para trás, não é somente para dar "pinta de corredor", pois protege o seu pescoço e o suor deixa de escorrer para os seus olhos e face, o que, no caso de usar lentes de contacto e protetor solar, é uma enorme mais-valia, mas neste caso, use também óculos de sol.
7 - É fundamental usar protetor solar à prova de água e, teste-o, pois não há nada pior que um protetor solar que arde nos olhos. Use em todo o corpo e não se esqueça do pescoço, orelhas e atrás dos joelhos.
8 - Tente percorrer antecipadamente o percurso da corrida e reveja mentalmente onde pode ter um desempenho mais intenso e onde pode recuperar mais facilmente. Analise possíveis zonas de sombra e defenda-se.
9 - No caso de se sentir mal, PARE! Procure uma sombra, deite-se com as pernas num plano superior, PEÇA AJUDA e HIDRATE-SE!
10 - A recuperação duma corrida numa situação extrema de calor é mais lenta. O seu corpo precisa de uma boa sessão de alongamentos e possivelmente uma massagem. A re-hidratação deve ser rápida, assim como a restante reposição de nutrientes. Aposte numa boa proteína de recuperação.
Se apenas vai treinar durante o verão, sugerimos que corra de manhã bastante cedo e ao final do dia. Se o tiver de fazer durante o dia, selecione um percurso com sombras, leve hidratação, um gel e siga as dicas 1, 4, 5, 6, 7, 9 e 10, referidas acima.
Pode sempre optar por correr à noite aproveitando o luar. Leve roupa clara com refletores, luz frontal de iluminação e luz dorsal vermelha de sinalização – vale a pena experimentar, ainda mais se for com amigos.
Boas Corridas este verão em segurança!