No Inverno, a chuva é, para além do frio, uma das condicionantes que mais perturba o treino do atleta amador, mesmo sabendo que algumas das suas corridas serão disputadas nessas condições.

Se tiver flexibilidade de horário de treino, recomendamos que na véspera verifique as previsões meteorológicas. Correr à chuva é, para mim, sinónimo de sensação de liberdade e satisfação. Quanto ao que algumas pessoas dizem sobre ficarmos constipados, obviamente que não devemos ficar com a roupa molhada a secar no corpo, mas da minha experiência, nunca fiquei doente por correr à chuva. Em qualquer época do ano, o website www.windguru.cz sempre foi e é o meu melhor conselheiro, pois permite-me antecipar outras condições atmosféricas para além da chuva, como o vento, temperatura ou nevoeiro.

O que vestir

Roupa por camadas 

Conforme a temperatura, leve 2 ou 3 camadas de roupa técnica (sem algodão), uma t-shirt fina e justa ao corpo, uma blusa fina de manga comprida e um casaco impermeável com respiração e reflectores. Se tiver calor retire a camada do meio.

Um boné

Evita a queda da chuva directamente nos olhos, ou se isso não o incomodar, vire-o para trás, evitando assim que a água escorra do seu pescoço para as costas.

Calças ou calções

Aqui depende um pouco da sua preferência pessoal. Calças finas, tipo Leggings ou calções em tecido técnico são a melhor opção.

Foto 1

 

3 Coisas que não pode descurar

Aquecimento

Aqueça sempre antes de sair para a rua e inicie o seu treino em ritmo lento, até mesmo para se ir adaptando às condições climatéricas.

Piso

Escolha pisos pouco inclinados. Evite zonas de calçada e estradas esburacadas. A água da chuva cobre os buracos do pavimento que podem resultar em quedas ou, no mínimo, uma entorse grave. Evite igualmente passeios e bermas junto a poças, se não quer que os automóveis o molhem ainda mais!

Sapatilhas 

Escolha as sapatilhas o mais impermeáveis possível e com uma sola que seja antiderrapante em piso molhado ou enlameado. Se tiverem reflectores serão uma mais-valia num dia chuvoso com pouca visibilidade.

 

Após o treino

Agasalhe-se, alongue de imediato se estiver resguardado da chuva e do frio, se não faça-o mais tarde. Dispa a roupa molhada e troque por algo seco e quente. Tome banho o quanto antes.

Alimente-se até 20 minutos após a actividade física, para iniciar de imediato a recuperação para o próximo treino.

 

Fricção por atrito

Não se esqueça de usar vaselina ou creme anti-fricção nos pés, axilas, virilhas, mamilos (homens) e zonas de fricção causadas pelos tops (senhoras). 

No que aos pés diz respeito, meias de corrida finas, sem costuras e sem algodão, são a melhor opção para evitar bolhas.

Autores
---
João Viegas