Quais as razões porque isso acontece?

Uma das questões que se coloca com frequência, relativamente à nossa modalidade, diz respeito ao abandono, muitas vezes precoce, do atletismo. As questões que são importantes responder são as seguintes:

  • Quais as razões porque isso acontece?
  • Qual a dimensão desse abandono e o seu efeito nas selecções nacionais?
  • Que tipo de atletas abandona a modalidade e em que idades?
  • E principalmente, quais as razões desse abandono e como fazer para o evitar?

São questões importantes, pois se tivermos um bom conhecimento destes aspectos, podemos criar mecanismos para evitar o abando no precoce. O problema é que estas questões nunca foram estudadas no nosso país, o abandono dos atletas nunca foi monitorizado e qualquer opinião sobre este tema não passa de um “palpite” baseado na experiência de cada um.

 

As principais motivações na prática da modalidade

Para percebermos as razões do abandono precoce temos, em primeiro lugar, de conhecer quais as motivações para praticar a modalidade. Em teoria, os atletas abandonam quando deixam de ter motivação para continuar. As principais motivações para a prática do atletismo são as seguintes:

  • Gosto pela prática desportiva em geral;
  • Querer fazer parte de um grupo, conviver e passar o tempo livre;
  • Testar as suas capacidades numa modalidade individual e de superação física;
  • Sucesso desportivo: querer participar em grandes competições internacionais;
  • Motivação profissional: querer fazer carreira profissional no atletismo.

pxfuel.com (8)

Quais as principais razões do abandono?

Tal como disse anteriormente, estou apenas a transmitir a minha opinião, baseada em cerca de quarenta anos de experiência, e mesmo sem ter um suporte de dados objectivos sobre o assunto, não tenho muitas dúvidas de que a principal razão para o abandono precoce é o insucesso desportivo. Relativamente às duas primeiras motivações, não estão relacionadas com o sucesso desportivo, mas devido às características desta modalidade, elas vão desaparecendo com o tempo. Para uma prática desportiva geral, a partir de certa altura não é necessário estar federado, pois a corrida de estrada para atletas não federados é um movimento cada vez com mais adeptos. Por outro lado, o facto do atletismo ser uma modalidade individual, vai retirando e diminuindo aos poucos a motivação relacionada com a pertença a um grupo, ao contrário do que acontece com as modalidades colectivas.

As restantes três motivações, estão todas relacionadas com o resultado, seja para testar os limites físicos, seja para ser internacional ou profissional. Quando os atletas começam a ter consciência de que os seus limites físicos não lhes permitem atingir os outros dois objectivos, o abandono torna-se uma possibilidade muito real. E o atletismo, por ser uma modalidade onde todos os resultados são mensuráveis e há rankings para todas as idades, é muito fácil cada atleta ter a percepção do seu real valor e comparar-se comoutros atletas da sua idade.

 

Qual o principal problema do abandono?

Para a nossa modalidade, o principal problema do abandono precoce não é a saída da modalidade de atletas que percebam que não têm potencial para atingir os seus objectivos. O principal problema é o abandono de talentos, com potencial para serem internacionais, mas que devido a dificuldades no processo de treino, não conseguem optimizar o seu talento, e quando se sucedem épocas sem haver evolução dos resultados, normalmente o desfecho é o abandono. É para esses que temos de estar muito atentos e que temos de desenvolver mecanismos de apoio aos atletas e aos seus treinadores, para optimizar o seu processo de treino e permitir que os nossos talentos atinjam todo o seu potencial.

 

João Abrantes, in PRO RUNNERS #02